quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

ANTES QUE UMA DOUTRINA O LIBERALISMO É UMA HERESIA


PADRE LEONARDO CASTELLANI
(16 de novembro de 1899 – 15 de março de 1981)

“Hoje em dia é crença geral que o demoníaco é coisa de tempos idos. A mentalidade liberal (o racionalismo, o modernismo religioso) acredita que todos os homens são naturalmente bons; mas não apenas demasiado bons, uma coisa assim mais ou menos: o mistério da santidade e o mistério da perversidade, não têm olhos para vê-los. Sem embargo, nunca o demoníaco se evidenciou tanto como em nossa época, embora suas manifestações sejam mais espirituais que corporais: essa apologia da homossexualidade, por exemplo, que hoje se faz desembaraçadamente e é coroada pelas Academias internacionais e propagada pelas grandes editoras, é demoníaca. Belloc escreveu: ‘Tenho medo da época que se aproxima, não tanto por sua luxuria como por sua crueldade’.

Fonte: Psicología Humana, Mendoza: Ediciones Jauja, 1995, p. 59.

 
“Acertou o Cardeal Newman quando cunhou a nova Teologia de ‘Cristianismo Liberal’, pois antes que uma doutrina econômica ou política, o Liberalismo é uma heresia, e quando ela contamina o clero, promove uma teologia que embora aparente purificar a fé de mitos, na realidade reduz o cristianismo à mitologia...”

Fonte: Psicología Humana, Mendoza: Ediciones Jauja, 1995, p. 210.

 
“O liberalismo, com seus falsos dogmas e suas falsas liberdades, é um protestantismo disfarçado e um catolicismo adulterado. Isto debilitou política e socialmente as nações católicas da Europa: a ficção do catolicismo. Na Áustria, Espanha, Itália e França, como entre nós, a massa se denominava católica, mas, na realidade, a metade eram católicos de coração e a outra metade católicos de nome e protestantes e maçons na prática. Tinham  unidade aparente e uma profunda divisão ideológica de fundo”.

Fonte: Sentencias y aforismos político, n. 28, Buenos Aires: Patria Grande, 1981, p. 9.

 
“O liberalismo em seus primórdios tinha algo de bom, pois não há erro tão grande que não tenha algo de verdadeiro, nem heresia que não se baseie em um dogma cristão (na corrupção de um dogma cristão). As três divisas do liberalismo: liberdade, igualdade, fraternidade, não eram mais que as três palavras cristãs: ordem, hierarquia e caridade, que haviam pendurado a batina, como nossos famosos ‘curas [padres] liberais’”.

Fonte: Sentencias y aforismos político, n. 23, Buenos Aires: Patria Grande, 1981, p. 9.

 
“O Comunismo, inventado por Karl Marx, é uma carnalização do Reino Messiânico prometido à Israel. E também o Liberalismo é uma doutrina religiosa falsa: uma heresia que tem como que três divisões: liberalismo econômico, político e religioso; e pareceria que não são tão maus, que o liberalismo econômico não tem nada haver com a religião, que é um sistema econômico; mas não é assim, porque este sistema se baseia na ideia teológica herética de que ‘o homem é naturalmente bom, e a sociedade que torna mal’; portanto, dando absoluta liberdade a todo homem (e no campo econômico, ao comércio e ao capital), o homem se fica automaticamente bonzinho, bom, muito bom, boníssimo e santo. Nega, pois, a elevação do homem ao estado sobrenatural, a queda do homem e a necessidade da redenção do homem, nada menos. E com isso nega a Realeza de Cristo”.

Fonte: Domingueras Prédicas, “Cristo Rey”.

Tradução: Fernando Rodrigues Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário